segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ronaldo Fraga ganha mega-exposição em BH.

Cumprindo o que prometeu em 2011, quando deu um tempo da moda para respirar, Ronaldo Fraga monta nova mega-exposição em Belo Horizonte a partir desta quarta (10.10). A retrospectiva segue os moldes da que o estilista apresentou há dois anos, sobre a cultura do rio São Francisco, mas agora tem foco na sua própria trajetória.

Ronaldo, que completa agora 35 coleções na carreira, tem um apurado (e muito próprio) senso estético, com seus croquis e ilustrações, além de um material gráfico peculiar. É esse material que foi reunido agora, na retrospectiva Caderno de Roupas, Memórias e Croquis.

Seu universo criativo é dividido em nove salas, focados em aspectos diferentes - como a família, seus estudos sobre personalidades da cultura brasileira, as viagens do estilista pelo país, sua estamparia etc. Ilustrações, vídeos, roupas de arquivo, instalações - e até um aplicativo para smartphone! - ajudam a contar e interagir com o mundo do mineiro.

A exposição ajuda a abrir a nova Casa Fiat de Cultura, que ocupa prédio no Circuito Cultural Praça da Liberdade, no centro de Belo Horizonte. Em 2013, ainda sem data confirmada, a mostra passa por São Paulo e Rio de Janeiro, e deve ganhar outras cidades na turnê.

Em tempo: Caderno de Roupas, Memórias e Croquis é também o nome do livro que Ronaldo se prepara para lançar em novembro de 2012, registrando no papel o seu processo criativo, mas não necessariamente da mesma forma que na exposição.

*Croquis de um dos teus cadernos maravilhosos de roupas.



Fonte: Chic - Glória Kalil

Nenhum comentário:

Postar um comentário