Ronaldo, que completa agora 35 coleções na carreira, tem um apurado (e muito próprio) senso estético, com seus croquis e ilustrações, além de um material gráfico peculiar. É esse material que foi reunido agora, na retrospectiva Caderno de Roupas, Memórias e Croquis.
Seu universo criativo é dividido em nove salas, focados em aspectos diferentes - como a família, seus estudos sobre personalidades da cultura brasileira, as viagens do estilista pelo país, sua estamparia etc. Ilustrações, vídeos, roupas de arquivo, instalações - e até um aplicativo para smartphone! - ajudam a contar e interagir com o mundo do mineiro.
A exposição ajuda a abrir a nova Casa Fiat de Cultura, que ocupa prédio no Circuito Cultural Praça da Liberdade, no centro de Belo Horizonte. Em 2013, ainda sem data confirmada, a mostra passa por São Paulo e Rio de Janeiro, e deve ganhar outras cidades na turnê.
Em tempo: Caderno de Roupas, Memórias e Croquis é também o nome do livro que Ronaldo se prepara para lançar em novembro de 2012, registrando no papel o seu processo criativo, mas não necessariamente da mesma forma que na exposição.
*Croquis de um dos teus cadernos maravilhosos de roupas.
Fonte: Chic - Glória Kalil
Nenhum comentário:
Postar um comentário